Estive a ver o Zeitgeist Addendum, a continuação, se é que se pode assim chamar, do "primeiro" Zeitgeist.
Enquanto que no primeiro transparecia uma intenção de desmascarar as façanhas das grandes corporações, e dos governos que nos escravizam com a nossa própria ajuda, fazendo-nos dependentes da linha de consumo, iludindo o povo com todos as artimanhas, que vão desde publicidade em massa até condicionamento exaustivo da sociedade para que a maioria dos humanos funcione do mesmo modo, para que contribua na linha de consumo, seja escravizada a trabalhar, seja escravizada a contrair dívidas, para voltar a ser escravizada a trabalhar...
Dizia eu, vi o Zeitgeist Addendum, que me deixou com um amargo na garganta.
Começam muito bem, repetindo o que havia sido dito no primeiro filme, mas depois entra-se num campo que me deixou de "pé atrás".
Foi "apresentada" a "solução" panacéica para esta sociedade moribunda:
O Projecto Vénus

Ora, este projecto "prega" o fim do sistema financeiro, o fim do sistema judicial, incluindo as prisões e as leis. É explicado que, com o fim do sistema financeiro, os humanos vão deixar de competir, incluindo competição ilegal (onde se incluem os roubos), porque haverá abundância para todos, e a "posse" seria algo que não teria nexo de existir.
Até aqui, até se pode aceitar que seja assim, sendo necessária para tal uma imensa alteração de mentalidade e postura.
Mas o que me deixou apreensivo foi a insistência com que "pregavam" esta solução que tem por base a tecnologia de ponta.
Tudo isto trouxe-me à lembrança duas passagens.
1ª - a queda e destruição da Atlântida, que se deveu à tecnologia, e como esta, aliada ao poder que possui, e que sempre corrompeu o Homem, ao ponto de causar um verdadeiro "reset" na Humanidade.
2ª - a passagem do Matrix, em que, após toda a luta contra o sistema que apenas tinha como objectivo "sugar energia" dos humanos, Neo é informado de que essa luta, que esse insurgimento e a solução que existia, e pela qual Neo enveredou, era apenas mais um mecanismo criado pelo sistema para que os Humanos continuassem subjugados, onde a aparente Salvação era apenas um enredo que mantinha aquelas mentes mais independentes distraídas do verdadeiro problema.
E foi assim que eu olhei para o tal "Projecto Vénus", lindo, belo, concretizável, mas muito ao estilo de "Admirável Mundo Novo", e sempre com muita desconfiança...
E assim fiquei, com um amargozito na garganta.
Knight_Derfel
"Nosce te ipsum"