Simboliza a morte do velho para o nascimento de um novo estado. Isso se aplica tanto à vida em seu incessante círculo quanto às coisas mais banais do dia-a-dia. A morte dos velhos hábitos para o nascimento de um novo homem
A este processo dá-se o nome de “Mortificatio”.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Lemmings???
Saudações
Hoje é o dia Mundial da poupança!
Durante a manhã, nos programas da rádio, falou-se bastante no tema, e transmitiram algumas entrevistas feitas ao público em geral sobre o que faziam para poupar.
Várias pessoas responderam coisas como "só tenho lâmpadas economizadoras", "compro produtos de marca branca", "puxo poucas vezes o autoclismo(!?)", etc.
Mas houve um que me prendeu a atenção:
"O que eu faço dentro e fora de casa para poupar?" - perguntava ele, repetindo a pergunta do repórter - "Ora, face a esta crise económica mundial, eu COMPRO TUDO o que posso, para ajudar a dinamizar a economia. Sim, eu acho que o nosso DEVER é CONSUMIR! Todos devemos ir para as lojas e comprar, comprar...".
Boquiaberto, nem pude bem acreditar no que acabava de ouvir.
Já sabia que a sociedade está organizada para que nós apenas consumamos. Deixamos de ser pessoas, seres humanos, para passarmos a ser trabalhadores, depois passamos a ser cidadãos, e agora, por fim, somos CONSUMIDORES! Assim, tudo está programado para que nós compremos, seja o que for, produtos, serviços, nem que sejam coisas virtuais! Sim, parece incrível mas hoje em dia gasta-se tempo REAL, que não é passado com a família e com os amigos, para se trabalhar e depois gastar esse dinheiro (na realidade, TEMPO) em coisas VIRTUAIS!
Quase todas as pessoas dos países "desenvolvidos" (agora diz-se ECONOMIAS DESENVOLVIDAS) estão entregues, em algum grau, a este funcionamento escravizante de "TRABALHA MAIS - COMPRA E GASTA MAIS AINDA".
Todavia, o que mais me espantou foi o facto de que este senhor ter recebido a mensagem da sociedade de forma tão explícita, tão "não-subliminar", e ainda por cima ter aceite as "ordens" sem qualquer tipo de resistência!
Estas mensagens que a sociedade nos envia, a toda a hora (um americano recebe mais de 3000 anúncios por DIA), são cada vez mais explícitas, e, no entanto, as pessoas aceitam-nas como se estivessem a receber os "dez mandamentos"!
Este caso é aquilo que se pode chamar um "verdadeiro Lemming!" (segundo palavras acertadas do nosso Thot). para quem não conhece, os Lemmings eram personagens de um jogo para PC onde os "bonequinhos" eram encaminhados pelo jogador, executando as ordens mais estapafúrdias (uma das ordens era a de bombista suicída(!?)), sem sequer as questionar, apenas para proveito de outros Lemmings que se salvavam. A taxa de salvamento, às vezes, nem sequer era elevada. É um exemplo de como alguns são usados como simples ferramentas apenas para proveito de outros.
Resta-nos perguntar onde estamos, quem somos, e se sequer estamos no JOGO.
A talhe de foice, aconselho todos a verem o Zeitgeist (documentário de 2 horas), e a "História das coisas" (documentário em jeito de animação de 20 minutos, muito simples, sem ser simplista), que explicam muito bem este fenómeno.
Knight-Derfel
"Nosce te ipsum"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Acabei de ver o Zeitgeist... Um bom video que alerta as pessoas mais distraidas!!!
Este post teu é parecido ao meu que pus recentemente no meu blog e tu até vieste comentar!!
Tou a gostar do teu novo projecto e dou-te ***** para o fundo está muito bom!!!
Continuarei a visitar os teus blogues que sempre gostei!!
Muitas felicidades cheias de luz,
Elisa Encarnação
Olá irmão de Luz!
O "ser humano" cresceu a aprender a ser assim mesmo...uma máquina telecomandada pelas sociedades, pelos meios de comunicação... Os homens de poder têm transformado o mundo onde vivemos actualmente num verdadeiro "campo de concentração". As pessoas é que não se apercebem disso e pensam que tomam as suas próprias decisões. Mas não, são "conduzidas" a tomarem essas decisões. Funcionam na base de um estranho livre-arbítrio que está aprisionado, condicionado... mas não se dão conta.
Despertem, meus amigos, despertem!!! Descubram a vossa verdadeira IDENTIDADE!!!
Como sabes, adorei o Zeitgeist e continuo a "propagá-lo" por todos os cantos e recantos. Por isso aqui deixo também a quem possa ler o meu comentário, para verem este documentário. Mesmo que haja alguma coisa em que não acreditem (logo), por favor, sigam até ao fim, até ao último segundo. São duas horas emocionantes. Vale mesmo a pena!
Um óptimo fim-de-semana!
Beijinhos de Amor, Paz e Luz!
Enviar um comentário